Já ouviu falar em negativação direto com o banco? A negativação decorre da inadimplência do cliente. Algumas empresas até adotam boas estratégias de cobrança. No entanto, nem sempre o devedor consegue quitar seu débito. Diante da situação, uma saída é negativar o cliente.
Negativar significa inserir o CPF do consumidor no sistema de algum órgão de proteção ao crédito. A prática informa ao mercado que tal cliente não honrou alguma obrigação financeira. Assim, é possível entender melhor os riscos de fechar novos negócios com esse consumidor.
Mas como funciona a negativação direto com o banco? Quais as vantagens e desvantagens dessa prática? Para entender isso, é preciso saber os motivos na inadimplência inicialmente.
A negativação de clientes decorre da inadimplência contratual. Em muitos casos, o consumidor não consegue honrar com seus compromissos por diversos motivos. E entendê-los é o primeiro passo do empresário para adotar formas de cobrança mais adequadas. No entanto, é comum que, mesmo diante da tentativa de uma negociação amigável, a situação não se resolve.
Por isso, ocorre a negativação direto com o banco. Veja algumas causas que provocam a negativação de clientes:
Desemprego: o desemprego é a principal causa da inadimplência. Se as taxas de desemprego aumentam, as taxas de inadimplência também sobem. Quem está desempregado prioriza contas essenciais. Os outros débitos ficam em segundo plano.
Falta de educação financeira: é comum vermos pessoas sem o mínimo de conhecimento sobre finanças. Isso ocasiona um descontrole acerca de receitas e despesas. Quem não tem as rédeas dos próprios gastos acaba se endividando.
Falta de conhecimento do cliente: a empresa que não conhece o perfil de seus clientes pode se prejudicar com a inadimplência. Muitos negócios são fechados sem que o empresário saiba se o consumidor está negativado ou não.
Parcelamentos excessivos: a falta de educação financeira faz com que as pessoas parcelem suas compras. Quando o parcelamento é excessivo, perde-se o controle do orçamento.
Salário atrasado: muitas empresas deixam de pagar seus funcionários em dia. Quando ocorre atraso no salário de um cliente, é provável que ele se torne inadimplente.
Negativação direto com o banco
A inadimplência de clientes faz com que o empresário tenha que tomar algumas medidas, afinal, a gestão da carteira de cobrança é crucial para a saúde financeira. Muitos, inclusive, terceirizam essa gestão para uma empresa de recuperação de crédito. Independentemente disso, a negativação direto com o banco é uma das medidas neste sentido.
É possível negativar boletos de forma automática pela instituição financeira e o funcionamento é bem simples. Cada banco baixa automaticamente os boletos vencidos e não pagos emitidos pela instituição. Há bancos que aguardam 50 ou 60 dias, enquanto outros aguardam 120 dias para realizar a baixa automática.
A partir deste prazo, a empresa sacadora do título pode negativá-lo ou protestá-lo, e isso tem um custo. Para tanto, o interessado deve entrar no aplicativo ou no site da instituição financeira em que sua empresa possui conta. Em seguida, deve encontrar a instrução (em geral, na área de cobrança) que permite negativar individualmente ou em lote o pagador que possui dívida vencida e não paga.
A maior vantagem de fazer negativação direto com o banco, além da simplicidade da medida, é transferir a terceiros o processo de cobrança, que se torna menos pessoal e menos constrangedor. Quando o serviço é feito de forma automática, também traz o benefício de livrar o setor financeiro de maiores preocupações com cobranças. Paga-se uma taxa ao banco, que arcará com gastos com telefonia e tempo do funcionário para desempenhar a cobrança/negociação.
A negativação também é uma vantagem para o mercado. O cidadão com “nome sujo” poderá sofrer restrições por sua inadimplência e fica com o nome no banco de dados do serviço de proteção ao crédito, o que ajuda outros comerciantes a se precaverem na hora de entrar em uma relação comercial com tal pessoa.
A desvantagem da negativação direto com o banco é que, em caso de erro no sistema, uma pessoa pode ser negativada indevidamente. Isso pode trazer consequências (como uma ação de danos morais) para a empresa e para a instituição.
Definir uma maneira de negociação de dívida depende da causa da inadimplência. A negativação direto com o banco ocorrerá se nenhuma delas der resultado. No entanto, a melhor saída é sempre tentar encontrar uma resolução amigável.
No caso do inadimplente desempregado, há um fator externo à empresa. Porém, é interessante que o empresário converse com o devedor para compreender a real situação. Oferecer formas de facilitar o pagamento é uma boa tática para tentar recuperar os valores. No caso de clientes com salário atrasado, a situação foge do controle do próprio devedor. Da mesma maneira, é possível oferecê-lo condições especiais para que quite seu débito.
Se a inadimplência decorre da falta de educação financeira, a situação é mais delicada. Possivelmente, ela se repetirá. Então, a forma de negociação da dívida passa muito por ter uma equipe treinada e especializada neste atendimento. Entrar em contato de forma amistosa é fundamental para ter sucesso do pagamento, sem que a empresa perca o cliente ou que desgaste relação comercial.
Para as situações em que há parcelamento excessivo, a estratégia é outra. A empresa quer continuar atraindo os clientes por meio do parcelamento, certo? Então a saída é limitar o número de prestações. Cabe também oferecer descontos e vantagens para o pagamento a vista.
Ao negociar a dívida, tenha sempre em mente que um dos objetivos é manter uma boa relação comercial. Compreenda a situação do devedor e trace estratégias para recuperar o crédito. No entanto, não se esqueça de prezar pelo bom relacionamento.
Ter boas estratégias de cobrança é fundamental para a saúde financeira do negócio. A negativação direto com o banco é só uma delas. Em qualquer medida a ser tomada, o auxílio de uma empresa, como a Ágilcob, pode fazer a diferença. Nós trabalhamos com práticas eficazes para diminuir a inadimplência e recuperar créditos. Por meio delas, também conseguimos manter saudável a relação com o cliente devedor. Quer saber mais sobre nossos serviços? Entre em contato!
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